Concurso público para Eficiência Energética do Mercado Municipal de Loulé

A Empresa Municipal Loulé Concelho Global, lançou um Concurso Público para a eficiência energética do Mercado de Loulé, com o objetivo de reduzir substancialmente o seu custo energético e como contributo para a mitigação da alterações climáticas.
Dessa forma, o projeto prevê a instalação de uma UPAC fotovoltaica - Unidade de produção para autoconsumo de energia elétrica em regime permanente, diurno, em paralelo com a rede elétrica existente com injeção de energia nesta, com a potência de 60 kW, 230/240 V, 50 Hz. Estão previstas a instalação de 248 painéis de 250 Wp, com inversores e todos acessórios e estrutura para a sua correta instalação e funcionamento no telhado do edifício, de forma esteticamente harmoniosa com a sua estrutura original.
A instalação fica assim dotada de duas fontes fornecedoras de energia, a UPAC e a rede elétrica existente, que funcionará como fornecedor complementar. Com esta instalação espera-se uma produção anual de 90 630 kWh, sendo o consumo anual base de 148 270 kWh.
O projeto prevê ainda a total remodelação de Luminárias do edifício para novas unidades adaptadas a iluminação LED, colocação de contadores parciais de energia elétrica e instalação de sensores de presença. sendo expectável uma redução de consumo energético de 68 286,45 kWh/ano, que significa uma poupança de 10 249,97 €/ano e uma redução de gases de efeito de estufa de 46,78 ton. anuais.