Estacionamento

  • Postos de carregamento de veículos elétricos - Informação Geral

    1. O que é um posto de carregamento de veículos elétricos?
    É uma infraestrutura que permite o carregamento das baterias dos veículos elétricos, que podem ser de carregamento normal ou carregamento rápido. Em ambos os casos, o posto é composto por um módulo de comunicação, que atua como interface entre utilizador e a Rede MOBI.E, permitindo autenticação de utilizador, registo de consumos e outras funcionalidades. Distinguem-se pelo tipo de tomadas que possuem para efetivar o carregamento e o tempo de carregamento despendido. Os postos de carregamento normais possuem tomadas incorporadas aos quais o utilizador acopla um cabo de carregamento. No caso dos postos rápidos, os equipamentos possuem cabos próprios para ligar ao veículo.

    2. No Município de Loulé onde posso carregar o meu veículo elétrico?
    No município de Loulé existem de momento 12 postos de carregamento para veículos elétricos:
    Loulé - 1 PCR (posto de carregamento rápido) na Rua de São Paulo e 1 PCN (posto de carregamento normal) na Av. José da Costa Mealha.
    Quarteira – 1 PCN no Largo das Cortes Reais.
    Vilamoura – 5 PCN na Avenida Tivoli, na Avenida Marina, na Alameda da Praia, na Rua das Amoreiras e na Urbanização Vila Sol e 1 PCR na Avenida José Meireles.
    Quinta do Lago – 1 PCR no Centro Comercial Buganvilia Plaza
    Vale do Lobo – 2 PCN na Avenida do Mar e na Estrada da Horta

    3. Qual o tempo de carregamento de um veículo elétrico?
    - Posto de carregamento normal 'semirrápido' (22kWh): 1* hora para 80% da capacidade
    - Posto de carregamento rápido: 20-30* minutos para 80% da capacidade
    *A duração do carregamento do VE está dependente das caraterísticas do carregador on-board do mesmo. Os valores dos tempos de carregamento apresentados são valores de referência da performance do posto.

    4. Como posso carregar o meu veículo na rede mobi-e?
    A rede mobi.e é composta por postos de carregamento rápido (PCR) e por postos de carregamento normal (PCN) e o acesso a cada um deles é ligeiramente diferente, pelo simples facto de que o carregamento normal ainda é gratuito e o carregamento rápido é taxado desde dia 1 de abril de 2019. O utilizador para aceder à rede de postos de carregamento normais deve-se inscrever em https://www.mobie.pt/ e solicitar um cartão RFID que permitirá desbloquear e utilizar estes postos. Para uso de postos de carregamento rápidos deverá analisar as propostas comerciais apresentadas pelos diferentes Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) e deverá estabelecer um contrato com um dos CEME. Após a contratação, o CEME irá entregar-lhe um cartão para acesso à rede Mobi.e, o qual permitirá o carregamento em qualquer PCR ou PCN (numa localização privada) da rede.

    5. Quem pode utilizar os lugares de estacionamento para carregamento de veículos elétricos?
    Estes estacionamentos só podem ser usados pelos utilizadores de veículos elétricos que estejam a utilizar o posto de carregamento existente para abastecer as baterias dos seus veículos.

    6. Durante o tempo em que o veículo está estacionado em carregamento num lugar reservado a veículos elétricos tenho que pagar a taxa de estacionamento?
    Os lugares de estacionamento reservado a “veículo elétrico em carga” estão isentos de pagamento de taxa de estacionamento.

    7. Se quisermos utilizar um carregador de veículos elétricos e lá estiver um carro estacionado sem estar a carregar como devemos proceder?
    Devemos contactar e informar a autoridade (no Município de Loulé deve contatar a GNR).

    8. Quem estaciona em lugar reservado a veículos elétricos sem efetuar o carregamento incorre em alguma infração rodoviária?
    Sim, os lugares são reservados para o estacionamento de veículos elétricos em carga.



    Se tiver interesse em mais informações sobre veículos elétricos, sugerimos a visita o seguinte site: www.uve.pt