Transporte Urbano

  • Bilhetes e Passes

    1. Posso comprar bilhete diretamente ao motorista do autocarro?

    Sim pode.

    O(a) motorista pode vender 4 tipos de bilhetes de bordo:

    Bilhete de bordo de cidade - para deslocações nas cidades de Loulé, Quarteira e Vilamoura. Tem um custo por bilhete/viagem de €0,80.

    Bilhete de bordo Shuttle – para deslocações na linha vermelha (Estação Ferroviária). Tem um custo por bilhete/viagem de €1,00.

    Bilhete turístico 24h - serve para utilizações ilimitadas no período de validade do bilhete que corresponde a 24h após a data e hora de aquisição. É válido em todos os horários e circuitos do serviço urbano de transporte de passageiros do Município de Loulé. Tem um custo por bilhete de €2,00.

    Bilhete turístico 48h - serve para utilizações ilimitadas no período de validade do bilhete que corresponde a 48h após a data e hora de aquisição. É válido em todos os horários e circuitos do serviço urbano de transporte de passageiros do Município de Loulé. Tem um custo por bilhete de €3,00.


    2. Há bilhetes válidos para um dia?

    Sim, nas opções de bilhete turístico 24h ou bilhete turístico 48h.

    Bilhete turístico 24h - serve para utilizações ilimitadas no período de validade do bilhete que corresponde a 24h após a data e hora de aquisição. É válido em todos os horários e circuitos do serviço urbano de transporte de passageiros do Município de Loulé. Tem um custo por bilhete de €2,00.

    Bilhete turístico 48h - serve para utilizações ilimitadas no período de validade do bilhete que corresponde a 48h após a data e hora de aquisição. É válido em todos os horários e circuitos do serviço urbano de transporte de passageiros do Município de Loulé. Tem um custo por bilhete de €3,00.


    3. Qual o valor mínimo que posso carregar no cartão pré-comprado?

    Um cartão pré-comprado tem um custo de emissão de €3,00.

    Para carregamento de 10 viagens deve acrescentar €3,20.

    Para portadores de cartão pré-comprado sénior social o carregamento de 10 viagens custará €2,55.

    Não são permitidos carregamentos inferiores a 10 viagens.


    4. Qual o valor para adquirir PASSE MENSAL?

    O passe mensal acomoda dois tipos de custo: o custo de emissão e o custo de renovação mensal.

    O custo inicial e único referente à emissão:

          Normal = €5,00

          Jovem, Sénior e Sénior Social = €2,50

    O custo de renovação mensal é:

          Normal = €10,60

          Jovem e Sénior = €5,30

          Sénior Social = €4,25


    5. Qual o valor para adquirir PASSE ANUAL?

    O passe anual acomoda dois tipos de custo: o custo de emissão e o custo de renovação mensal.

    O custo inicial e único referente à emissão:

          Normal = €5,00

          Jovem, Sénior e Sénior Social = €2,50

    O custo de renovação mensal é:

          Normal = €106,00

          Jovem e Sénior = €53,00

          Sénior Social = €42,40


    6. Quais os documentos necessários para efetuar pedido de PASSE?

    Fotografia tipo passe e documento de identificação individual (cartão de cidadão ou bilhete de identidade).

    Para beneficiar de condições mais vantajosas na qualidade sénior social deverá apresentar comprovativo municipal sénior.


    7. Posso utilizar o meu passe para a rede interurbana na rede urbana de Quarteira?

    Não. São serviços distintos.


    8. Posso utilizar o meu passe para a rede urbana no transporte interurbano?

    Não. São serviços distintos.


    9. O passe ou o pré-comprado para a cidade de Loulé é válido para as linhas de Quarteira e de Vilamoura e vice-versa?

    Sim. Os bilhetes tipo Passe e Pré-comprado da rede urbana são válidos em todas as linhas e percursos do transporte urbano do Município de Loulé.


    10. Quais os pontos de venda?

    Bilheteira do Terminal Rodoviário de Loulé
    Telefone: 289 41 66 55
    Morada: Rua Nossa Senhora de Fátima
    Horário de funcionamento da bilheteira: 07h30 às 12h45, 13h45 às 18h45 Segunda a Sexta.
    08h00 às 13h00 Sábados.
    Domingos e Feriados fechado.

    Bilheteira do Terminal Rodoviário de Quarteira
    Telefone:289 38 91 43
    Morada: Av. Sá Carneiro
    Horário de funcionamento da bilheteira: 07h30 às 19h00 Segunda a Sexta. 08h00 às 13h00 14h00 às 19h00 Sábados Domingos e feriados.

    Bilheteira Vilamoura
    Telefone:289 31 56 43
    Morada: Av. Tivoli, Vilamoura
    Horário de funcionamento da bilheteira: 08h00 às 11h00 + das 13h00 às 18h00, de segunda a sábado, encerra aos domingos e feriados.


    Clientes especiais

    11. Tenho mobilidade reduzida. Posso utilizar os Transporte Urbano do Município de Loulé?

    Os nossos autocarros estão equipados com rampa para facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida.


    12. As crianças pagam título de transporte?

    As crianças com idade até 4 anos não pagam bilhete para uso do transporte urbano.


    Perdas

    13. Perdi um objeto. Como posso reclamá-lo?

    Se a perda teve lugar dentro de um autocarro do serviço de transporte urbano de Loulé deverá contatar a Bilheteira do Terminal Rodoviário de Loulé.

    Se a perda teve lugar dentro de um autocarro do serviço de transporte urbano de Quarteira ou Vilamoura deverá contatar a Bilheteira do Terminal Rodoviário de Quarteira.


    14. Perdi o meu cartão tipo passe/pré-comprado. Como posso reclamá-lo?

    Deverá contatar a Bilheteira do Terminal Rodoviário de Loulé ou a Bilheteira do Terminal Rodoviário de Quarteira.


    Transportes e outros serviços

    15. Posso transportar bicicleta?

    Não. Os nossos autocarros não estão equipados para o transporte de bicicletas.


    16. Posso transportar animais de companhia a bordo do autocarro?

    Não. A bordo não é permitido o transporte de animais.


    17. A rede tem serviço gratuito de internet móvel?

    Sim, todos os autocarros estão equipados com sistema livre de Wi-Fi gratuito a bordo.

    18. Como posso obter a fatura referente à prestação do serviço de transporte público urbano?

    A fatura referente à prestação do serviço de transporte público urbano deverá ser solicitada diretamente na "Loja da Mobilidade", na R. José Afonso, Lote 61 - R/C, em Loulé, ou através do endereço de correio eletrónico financeira@lcglobal.pt, no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis após a compra do respetivo título de transporte, conforme disposto na alínea a), do n.º 1, do artigo 36.º, do Código do IVA (CIVA).
    Caso o pedido seja efetuado por email, o interessado deverá preencher o formulário com os elementos solicitados (fazer o download do formulário abaixo), enviando-o para esta entidade, juntamente com cópia do título adquirido, sendo a fatura, depois de emitida, remetida pela mesma via, para o endereço de correio eletrónico do adquirente, podendo o original ser levantado ao balcão dos serviços desta empresa municipal.
    Nos termos da alínea a), do n.º 5, do artigo 40.º, do CIVA, não serão emitidas faturas referentes à compra de bilhetes a bordo, estando esta obrigação cumprida com a emissão do bilhete de transporte.

  • 19. Posso deduzir o IVA referente à compra de passes de transportes públicos coletivos no IRS?

    Sim, poderá deduzir a totalidade do IVA pago pela compra de passes sociais para utilização dos transportes públicos, com o limite anual de €250,00.