Transporte Urbano

  • Bilhetes e Passes

    1. Posso comprar bilhete diretamente ao motorista do autocarro?

    Sim pode.

    O(a) motorista pode vender 4 tipos de bilhetes de bordo:

    Bilhete de bordo de cidade - para deslocações nas cidades de Loulé, Quarteira e Vilamoura. Tem um custo por bilhete/viagem de €0,80.

    Bilhete de bordo Shuttle – para deslocações na linha vermelha (Estação Ferroviária). Tem um custo por bilhete/viagem de €1,00.

    Bilhete turístico 24h - serve para utilizações ilimitadas no período de validade do bilhete que corresponde a 24h após a data e hora de aquisição. É válido em todos os horários e circuitos do serviço urbano de transporte de passageiros do Município de Loulé. Tem um custo por bilhete de €2,00.

    Bilhete turístico 48h - serve para utilizações ilimitadas no período de validade do bilhete que corresponde a 48h após a data e hora de aquisição. É válido em todos os horários e circuitos do serviço urbano de transporte de passageiros do Município de Loulé. Tem um custo por bilhete de €3,00.


    2. Há bilhetes válidos para um dia?

    Sim, nas opções de bilhete turístico 24h ou bilhete turístico 48h.

    Bilhete turístico 24h - serve para utilizações ilimitadas no período de validade do bilhete que corresponde a 24h após a data e hora de aquisição. É válido em todos os horários e circuitos do serviço urbano de transporte de passageiros do Município de Loulé. Tem um custo por bilhete de €2,00.

    Bilhete turístico 48h - serve para utilizações ilimitadas no período de validade do bilhete que corresponde a 48h após a data e hora de aquisição. É válido em todos os horários e circuitos do serviço urbano de transporte de passageiros do Município de Loulé. Tem um custo por bilhete de €3,00.


    3. Qual o valor mínimo que posso carregar no cartão pré-comprado?

    Um cartão pré-comprado tem um custo de emissão de €3,00.

    Para carregamento de 10 viagens deve acrescentar €3,20.

    Para portadores de cartão pré-comprado sénior social o carregamento de 10 viagens custará €2,55.

    Não são permitidos carregamentos inferiores a 10 viagens.


    4. Qual o valor para adquirir PASSE MENSAL?

    O passe mensal acomoda dois tipos de custo: o custo de emissão e o custo de renovação mensal.

    O custo inicial e único referente à emissão:

          Normal = €5,00

          Jovem, Sénior e Sénior Social = €2,50

    O custo de renovação mensal é:

          Normal = €10,60

          Jovem e Sénior = €5,30

          Sénior Social = €4,25


    5. Qual o valor para adquirir PASSE ANUAL?

    O passe anual acomoda dois tipos de custo: o custo de emissão e o custo de renovação anual.

    O custo inicial e único referente à emissão:

          Normal = €5,00

          Jovem, Sénior e Sénior Social = €2,50

    O custo de renovação anual é:

          Normal = €106,00

          Jovem e Sénior = €53,00

          Sénior Social = €42,40


    6. Quais os documentos necessários para efetuar pedido de PASSE?

    Fotografia tipo passe e documento de identificação individual (cartão de cidadão ou bilhete de identidade).

    Para beneficiar de condições mais vantajosas na qualidade sénior social deverá apresentar comprovativo municipal sénior.


    7. Posso utilizar o meu passe para a rede interurbana na rede urbana?

    Não. São serviços distintos.


    8. Posso utilizar o meu passe para a rede urbana na rede interurbana?

    Não. São serviços distintos.


    9. O passe ou o pré-comprado para a cidade de Loulé é válido para as linhas de Quarteira e de Vilamoura e vice-versa?

    Sim. Os bilhetes tipo Passe e Pré-comprado da rede urbana são válidos em todas as linhas e percursos do transporte urbano do Município de Loulé.


    10. Quais os pontos de venda?

    Bilheteira do Terminal Rodoviário de Loulé
    Telefone: 289 41 66 55
    Morada: Rua Nossa Senhora de Fátima
    Horário de funcionamento da bilheteira: 07h30 às 12h45, 13h45 às 18h45 Segunda a Sexta.
    08h00 às 13h00 Sábados.
    Domingos e Feriados fechado.

    Bilheteira do Terminal Rodoviário de Quarteira
    Telefone:289 38 91 43
    Morada: Av. Sá Carneiro
    Horário de funcionamento da bilheteira: 07h30 às 19h00 Segunda a Sexta. 08h00 às 13h00 14h00 às 19h00 Sábados Domingos e feriados.

    Bilheteira Vilamoura
    Telefone:289 31 56 43
    Morada: Av. Tivoli, Vilamoura
    Horário de funcionamento da bilheteira: 08h00 às 11h00 + das 13h00 às 18h00, de segunda a sábado, encerra aos domingos e feriados.

    Loja da Mobilidade em Loulé
    Telefone:289 40 10 80
    Morada: Rua José Afonso, Parque de Estacionamento Municipal, em Loulé
    Horário de funcionamento: De segunda-feira a sexta-feira das 09h00 às 18h30 (exceto feriados) e sábado das 09h00 às 13h30.


    Clientes especiais

    11. Tenho mobilidade reduzida. Posso utilizar os Transporte Urbano do Município de Loulé?

    Os nossos autocarros estão equipados com rampa para facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida.


    12. As crianças pagam título de transporte?

    As crianças com idade até 4 anos não pagam bilhete para uso do transporte urbano.

    Crianças com idade igual ou inferior a 12 anos não pagam passe no transporte urbano do Município de Loulé.


    Perdas e danos

    13. Perdi um objeto. Como posso reclamá-lo?

    Se a perda teve lugar dentro de um autocarro do serviço de transporte urbano de Loulé deverá contatar a Bilheteira do Terminal Rodoviário de Loulé.

    Se a perda teve lugar dentro de um autocarro do serviço de transporte urbano de Quarteira ou Vilamoura deverá contatar a Bilheteira do Terminal Rodoviário de Quarteira.


    14. O cartão tipo passe/pré-comprado danificou-se e deixou de funcionar. Como posso reclamá-lo?

    A boa conservação do cartão é da responsabilidade do cliente. Deverá contatar qualquer ponto de venda do Transporte Urbano.


    15. Perdi o meu cartão tipo passe/pré-comprado. Como posso reclamá-lo?

    Deverá contatar a Bilheteira do Terminal Rodoviário de Loulé ou a Bilheteira do Terminal Rodoviário de Quarteira.


    Transportes e outros serviços

    16. Posso transportar bicicleta?

    Não. Os nossos autocarros não estão equipados para o transporte de bicicletas.


    17. Posso transportar animais de companhia a bordo do autocarro?

    Sim, podem ser transportados animais de companhia desde que cumpram os seguintes requisitos:

    • - Tipo de animais: cães (exceto raças perigosas), gatos, pequenos roedores e peixes;
    • - Horários não permitidos: das 07h30 às 09h30 e das 16h30 às 19h00;
    • - Acondicionamento dos animais: dentro de caixa própria para transporte de animais;
    • - Dimensão máxima da caixa de transporte: L 50cm x C 50cm x A 50cm;
    • - Número de caixas de transporte de animais permitidas por viagem: limite máximo de duas;
    • - Preço: cada caixa paga um bilhete;
    • - Local para transporte da caixa com o animal: no chão aos pés do passageiro. Nunca sobre o banco nem no corredor de passagem.


    18. A rede tem serviço gratuito de internet móvel?

    Sim, todos os autocarros estão equipados com sistema livre de Wi-Fi gratuito a bordo.

    19. Como posso obter a fatura referente à prestação do serviço de transporte público urbano?

    Se adquirir, renovar ou recarregar o cartão tipo passe/pré-comprado:

    • - Na loja da mobilidade a fatura/recibo será processada no ato da compra.

    • - Na Bilheteira do Terminal Rodoviário de Loulé ou a Bilheteira do Terminal Rodoviário de Quarteira, a fatura referente à prestação do serviço de transporte público urbano deverá ser solicitada diretamente na "Loja da Mobilidade", na R. José Afonso, Parque de Estacionamento Municipal, em Loulé, ou através do endereço de correio eletrónico financeira@lcglobal.pt, no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis após a compra do respetivo título de transporte, conforme disposto na alínea a), do n.º 1, do artigo 36.º, do Código do IVA (CIVA).
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    • Caso o pedido seja efetuado por email, o interessado deverá preencher o formulário com os elementos solicitados (fazer o download do formulário abaixo), enviando-o para esta entidade, juntamente com cópia do título adquirido, sendo a fatura, depois de emitida, remetida pela mesma via, para o endereço de correio eletrónico do adquirente, podendo o original ser levantado ao balcão dos serviços desta empresa municipal.
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    • Nos termos da alínea a), do n.º 5, do artigo 40.º, do CIVA, não serão emitidas faturas referentes à compra de bilhetes a bordo, estando esta obrigação cumprida com a emissão do bilhete de transporte.

  • 20. Posso deduzir o IVA referente à compra de passes de transportes públicos coletivos no IRS?

    Sim, poderá deduzir a totalidade do IVA pago pela compra de passes sociais para utilização dos transportes públicos, com o limite anual de €250,00.