Carta dos Direitos dos Passageiros de Transporte Público Coletivo
Bilhetes e Passes
1. Posso comprar bilhete diretamente ao motorista do autocarro?
GRATUITO até final de 2021
Os Transportes Públicos Urbanos no Município de Loulé são de acesso livre e sem necessidade de validação de bilhete.
Sim pode.
O(a) motorista pode vender 4 tipos de bilhetes de bordo:
Bilhete de bordo de cidade - para deslocações nas cidades de Loulé, Quarteira e Vilamoura. Tem um custo por bilhete/viagem de €0,80.
Bilhete de bordo Shuttle – para deslocações na linha vermelha (Estação Ferroviária). Tem um custo por bilhete/viagem de €1,00.
Bilhete turístico 24h - serve para utilizações ilimitadas no período de validade do bilhete que corresponde a 24h após a data e hora de aquisição. É válido em todos os horários e circuitos do serviço urbano de transporte de passageiros do Município de Loulé. Tem um custo por bilhete de €2,00.
Bilhete turístico 48h - serve para utilizações ilimitadas no período de validade do bilhete que corresponde a 48h após a data e hora de aquisição. É válido em todos os horários e circuitos do serviço urbano de transporte de passageiros do Município de Loulé. Tem um custo por bilhete de €3,00.
2. Há bilhetes válidos para um dia?
GRATUITO até final de 2021
Os Transportes Públicos Urbanos no Município de Loulé são de acesso livre e sem necessidade de validação de bilhete.
Sim, nas opções de bilhete turístico 24h ou bilhete turístico 48h.
Bilhete turístico 24h - serve para utilizações ilimitadas no período de validade do bilhete que corresponde a 24h após a data e hora de aquisição. É válido em todos os horários e circuitos do serviço urbano de transporte de passageiros do Município de Loulé. Tem um custo por bilhete de €2,00.
Bilhete turístico 48h - serve para utilizações ilimitadas no período de validade do bilhete que corresponde a 48h após a data e hora de aquisição. É válido em todos os horários e circuitos do serviço urbano de transporte de passageiros do Município de Loulé. Tem um custo por bilhete de €3,00.
3. Qual o valor mínimo que posso carregar no cartão pré-comprado?
GRATUITO até final de 2021
Os Transportes Públicos Urbanos no Município de Loulé são de acesso livre e sem necessidade de validação de bilhete.
Um cartão pré-comprado tem um custo de emissão de €3,00.
Para carregamento de 10 viagens deve acrescentar €3,20.
Para portadores de cartão pré-comprado sénior social o carregamento de 10 viagens custará €2,55.
Não são permitidos carregamentos inferiores a 10 viagens.
4. Qual o valor para adquirir PASSE MENSAL?
GRATUITO até final de 2021
Os Transportes Públicos Urbanos no Município de Loulé são de acesso livre e sem necessidade de validação de bilhete.
O passe mensal acomoda dois tipos de custo: o custo de emissão e o custo de renovação mensal.
O custo inicial e único referente à emissão:
Normal = €5,00
Jovem, Sénior e Sénior Social = €2,50
O custo de renovação mensal é:
Normal = €10,60
Jovem e Sénior = €5,30
Sénior Social = €4,25
5. Qual o valor para adquirir PASSE ANUAL?
GRATUITO até final de 2021
Os Transportes Públicos Urbanos no Município de Loulé são de acesso livre e sem necessidade de validação de bilhete.
O passe anual acomoda dois tipos de custo: o custo de emissão e o custo de renovação anual.
O custo inicial e único referente à emissão:
Normal = €5,00
Jovem, Sénior e Sénior Social = €2,50
O custo de renovação anual é:
Normal = €106,00
Jovem e Sénior = €53,00
Sénior Social = €42,40
6. Quais os documentos necessários para efetuar pedido de PASSE?
GRATUITO até final de 2021
Os Transportes Públicos Urbanos no Município de Loulé são de acesso livre e sem necessidade de validação de bilhete.
Fotografia tipo passe e documento de identificação individual (cartão de cidadão ou bilhete de identidade).
Para beneficiar de condições mais vantajosas na qualidade sénior social deverá apresentar comprovativo municipal sénior.
7. Posso utilizar o meu passe para a rede interurbana na rede urbana?
Não. São serviços distintos.
8. Posso utilizar o meu passe para a rede urbana na rede interurbana?
Não. São serviços distintos.
9. O passe ou o pré-comprado para a cidade de Loulé é válido para as linhas de Quarteira e de Vilamoura e vice-versa?
GRATUITO até final de 2021
Os Transportes Públicos Urbanos no Município de Loulé são de acesso livre e sem necessidade de validação de bilhete
Sim. Os bilhetes tipo Passe e Pré-comprado da rede urbana são válidos em todas as linhas e percursos do transporte urbano do Município de Loulé.
10. Quais os pontos de venda?
GRATUITO
Os Transportes Públicos Urbanos no Município de Loulé são de acesso livre e sem necessidade de validação de bilhete.
Bilheteira do Terminal Rodoviário de Loulé
Telefone: 289 41 66 55
Morada: Rua Nossa Senhora de Fátima
Horário de funcionamento da bilheteira: De segunda a sexta das 07h30 às 12h45 e das 13h45 às 18h45.
Sábados das 08h00 às 13h00.
Encerra: Domingos e Feriados.
Bilheteira do Terminal Rodoviário de Quarteira
Telefone:289 38 91 43
Morada: Av. Sá Carneiro
Horário de funcionamento da bilheteira: De segunda a sexta das 07h30 às 19h00.
Sábados, Domingos e Feriados das 08h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.
Junta de Freguesia de Almancil
Telefone:289 395 404
Morada: Rua Manuel dos Santos Vaquinhas, Edifício da Junta de Freguesia, em Almancil
Horário de funcionamento: De segunda a Sexta das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, exceto feriados
Encerra: Sábados, Domingos e Feriados.
Loja da Mobilidade em Loulé
Telefone:289 40 10 80
Morada: Rua José Afonso, Parque de Estacionamento Municipal, em Loulé
Horário de funcionamento: De segunda a sexta das 09h00 às 17h30, exceto feriados
Sábado das 09h às 13h00.
Encerra: Domingos e Feriados.
Clientes especiais
11. Tenho mobilidade reduzida. Posso utilizar os Transporte Urbano do Município de Loulé?
Os nossos autocarros estão equipados com rampa para facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida.
12. As crianças pagam título de transporte?
As crianças com idade até 4 anos não pagam bilhete para uso do transporte urbano.
Crianças com idade igual ou inferior a 12 anos não pagam passe no transporte urbano do Município de Loulé.
Perdas e danos
13. Perdi um objeto. Como posso reclamá-lo?
Se a perda teve lugar dentro de um autocarro do serviço de transporte urbano de Loulé deverá contatar a Bilheteira do Terminal Rodoviário de Loulé.
Se a perda teve lugar dentro de um autocarro do serviço de transporte urbano de Quarteira ou Vilamoura deverá contatar a Bilheteira do Terminal Rodoviário de Quarteira.
14. O cartão tipo passe/pré-comprado danificou-se e deixou de funcionar. Como posso reclamá-lo?
A boa conservação do cartão é da responsabilidade do cliente. Deverá contatar qualquer ponto de venda do Transporte Urbano.
15. Perdi o meu cartão tipo passe/pré-comprado. Como posso reclamá-lo?
Deverá contatar a Bilheteira do Terminal Rodoviário de Loulé ou a Bilheteira do Terminal Rodoviário de Quarteira.
Transportes e outros serviços
16. Posso transportar bicicleta?
Não. Os nossos autocarros não estão equipados para o transporte de bicicletas.
17. Posso transportar animais de companhia a bordo do autocarro?
Sim, podem ser transportados animais de companhia desde que cumpram os seguintes requisitos:
20. Posso deduzir o IVA referente à compra de passes de transportes públicos coletivos no IRS?
Sim, poderá deduzir a totalidade do IVA pago pela compra de passes sociais para utilização dos transportes públicos, com o limite anual de €250,00.
Sugestões/Elogios/Reclamações
21. Onde e como posso fazer uma Sugestão, um elogio ou uma Reclamação?
Pode apresentar a sua sugestão, elogio ou reclamação através:
- Loulé Concelho Global, EM, Contato telefónico: + 351 289 401 080
- Loulé Concelho Global, EM, Email: transporteurbano@lcglobal.pt
- Livro de Reclamações/Elogios eletrónico: www.livroreclamacoes.pt, mais informações AQUI.
- Livro de Reclamações físico: disponível na Loja da Mobilidade em Loulé
- Autoridade da Mobilidade e Transportes, Email: reclamacoes@amt-autoridade.pt